segunda-feira, 2 de julho de 2012

Subsistemas do Cabeamento Estruturado.


1. Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling): Compreendido pelas conexões da sala de telecomunicações (TR) até a área de trabalho (WA). Define-se em um conjunto permanente de cabos secundários que liga o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento.
2. Cabeamento Backbone (Backbone Distribution): Esse nível realiza a interligação entre os TRs, salas de equipamentos e pontos de entrada (EFs). Ele é principalmente constituído dos cabos de backbone e cross-conectons intermediário e principal, cabos de conexão, conexão entre pavimentos e cabos entre prédios (campus backbone).  Ele é distribuído em uma topologia estrela. As quatro opções de mídia para um cabeamento backbone são:
  • cabo de par trançado de 100-ohm não-blindado (não excedendo 800 metros)
  • cabo de par trançado de 150-ohm blindado (não excedendo 700 metros)
  • cabo coaxial de 50-ohm (não excedendo 500 metros)
  • fibra ótica de 62.5/125um multi-modo (não excedendo 2,000 metros)
3. Área de Trabalho (Work Area – WA): Local físico onde o usuário trabalha com os equipamentos de comunicação. O nível é construído pelos PCs, telefones, etc., cabos de ligação e eventuais adaptadores.
Esta é a área onde os cabos são conectados com o sistema de cabos do local. É tipicamente uma sala segura (de acesso restrito). Freqüentemente é considerada uma área de demarcação, onde a responsabilidade do Provedor de Serviços de Internet (Internet Service Provider – ISP) ou do provedor de telecomunicações termina e a dos proprietários do local começa.
4. Sala de Telecomunicações (Telecommunications Room – TR): É o espaço destinado para a acomodação de equipamentos, terminação e manobras de cabos. É o ponto deconexão entre o backbone e o cabeamento horizontal. Os cross-conects são alojados nos TRs, podendo ou não possuir elementos ativos.
Esta é a sala que abriga somente o sistema de cabeamento de telecomunicações como os paineis de conexão cruzada para o cabeamento horizontal e o backbone. Ele pode também ter hubs ouswitches. Existem freqüentemente um ou mais TC’s por andar.
5. Sala de Equipamentos (Equipment Room): Local onde são abrigados os principais equipamentos ativos da rede, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc. Nesse local, costuma-se instalar o principal painel de manobras ou main cross-connect, composto de patch panels, blocos 110 ou distribuidores óticos.
Esta é a sala onde fica o sistema PABX(Private Automatic Branch Exchange), modems, roteadoreshubs da rede e algumas vezes servidores. É possível também ter as facilidades de uma sala de telecomunicações, que também pode estar localizada na Área de entrada facilitada. Ela deve ser segura, ter uma ventilação adequada, energia e espaço para os racks de equipamentos.
6. Entrada do Edifício (Entrance Facility – EF): É o ponto onde é realizado a interligação entre o cabeamento externo e o intra-edifício dos serviços disponibilizados (entrada da LP e PABX por exemplo).
Caso vocês queiram se aprofundar mais no assunto clique aqui para ver asFontes:

Nenhum comentário:

Ultimos Comentários dos Arquivos

CSS Informática Suporte (71) 8203-6290 e (71) 8651-0519