.
O Delphi sempre levou a fama de trazer muita coisa já pronta. No Lazarus a situação não muda muita muito. Há vários componentes como você pode conferir a seguir, que realmente facilitam a sua vida.
Muitos programadores abominam componentes assim pelo fato de fazer com o que o programa aumente muito o tamanho. Outros adoram, afinal, se você deseja economizar tempo, componentes assim tornam-se uma mão na roda.
Com o Lazarus certamente seu programa vai ter todos os ícones e componentes necessários para deixar de uma visão atraente e bem competitiva se comparada outros programas. Há uma infinidade de abas com muitos componentes para você escolher qual ficará melhor ajustado à sua necessidade. Confira abaixo o que você pode encontrar em cada aba e repare a semelhança comparada ao Delphi:
Aqui estão presentes os componentes mais comuns para construir um programa simples, são campos de texto, ferramentas para escrita, painéis entre outros. Lista de componentes:
TMainMenu, TPopupMenu, TButton, Tlabel, TMemo e TToggleBox. TCheckBox, TRadioBurron, TListBox, TComboBox TScrollBar e TGroupBox.
TRadioGroup, TCheckGroup e TPanel. TActionList.
Aba Additional:
Na aba Additional, você poderá encontrar os componentes parecidos com os da aba Standard, porém com muito mais capricho e algumas funções a mais. Lista de componentes:
TBitBtn, TSpeedButton, TImage, TShape, TBevel e TPaintBox. TNotebook, TLabeled Edit, TSplitter, TMaskEdit, TCheckListBox e TScrollBox. TApplicattionProperties, TStringGrid, TDrawGrid, TPairSplitter e TColorBox. Aba Common Controls:
Aba especial para você ter controle sobre o seu programa. É possível criar uma barra com atalhos para alguma função do seu programa ou controlar o tempo que leva para executar alguma determinada ação. Lista de componentes:
TTrackBar, TProgressBar, TTreeView, TListView, TStatusBar e TToolBar. TUpDown, TPageControl, TTabControl e TImageList. Aba Dialogs:
Representada pelos ícones, aqui você adicionará componentes como, por exemplo, um campo que você clica em uma basta e escolhe um arquivo para anexar o seu programa. Também há outras funções presentes na aba que você poderá usar no seu programa. Lista de componentes:
TOpenDialog, TSaveDialog, TSelectDirectoryDialog, TColorDialog e TFontDialog. TFindDialog TReplaceDialog, TOpenPictureDialog e TSavePictureDialog.
TCalendarDialog, TCalculatorDialog, TPrinterSetupDialog, TPrintDialog e TPageSetupDialog.
Aba Misc:
Mais adicionais poderão ser encontrados na aba Misc. É possível adicionar uma calculadora, um calendário, caixa de cores e até botões como OK, cancelar já com figuras próprias dentro do botão incrementando mais ainda seu programa. Lista de componentes:
TColorButton, TSpinEdit, TFloatSpinEdit, TArrow, TCalendar e TEditButton. TFileNameEdit, TDirectoryEdit, TDateEdit, TCalcEdit, TFileListBox e TXMLPropStorage.
TIniPropStorage, TBarChart, TButtonPanel e TIDEDialogLayoutStorage.
Aba Data Controls:
Figuras, editores, gráficos, calendário e tabela. Essas são alguns dos componentes que você vai poder utilizar por meio da aba Data Controls. Lista de componentes:
TDBNavigator, TDBText, TDBEdit, TDBMemo, TDBImage, TDBListBox e TDBComboBox. TDBCheckBox, TDBRadioGroup, TDBCalendar, TDBGroupBox e TDBGrid.Aba RTTI:Uma aba que você encontrará praticamente de tudo: botões, caixas de texto auxiliares para números com casas decimais, imagens entre outros. Lista de componentes:
TTIEdit, TTIComboBox, TTIButton, TTICheckBox, TTILabel, TTIGroupBox e TTIRadioGroup. TTICheckGroup, TTICheckListBox, TTIListBox, TTIMemo, TTICalendar e TTIImage. TTIFloatSpinEdit, TTISpinEdit, TTITrackBar, TTIProgressBar, TTIMaskEdit e TTIColorButton. TMultiPropertyButton, TpropertyGrid e TTIGrid. Aba IPro:
Aba para você alterar dados em HTML e arrumar data. Lista de componentes:
TipFileDataProvider e TipHtmlPanel. Aba SQLdb:
Se você usar SQL como seu banco de dados, confira a aba SQLdb que vai lhe trazer muitos pontos positivos para aperfeiçoar o seu banco. Também é possível fazer a ligação com o ODBC. Lista de componentes:
TSQLQuery, TSQLTransaction, TIBConnection, TODBCConnection e TmySQL40Connection. TmySQL41Connection, TmySQL50Connection e TPQConnection. Banco de Dados:
Como dito anteriormente, o Lazarus possui muitos componentes prontos. Para banco de dados, você poderá conectar sem problema algum. Até fica um pouco mais fácil mexer com as tabelas e com os atributos por esse fato, use e abuse dos componentes para fazer um banco de dados com uma boa validação.
Quanto às ferramentas para banco de dados, você pode usar várias opções como Oracle, MySQL, Interbase entre outros.
Recomenda-se fazer uma modelagem de dados para fazer um perfeito banco de dados, entre muitos programas que ajudam a modelar, confira o DBDesigner que chega até a gerar scripts prontos para você usar.
Object Inspector:
Como no Delphi há uma barra de objetos com várias opções para você alterar os componentes. Com muita freqüência você vai usar essa guia, afinal na guia Properties é possível mudar nome, trocar cor, fonte entre muitos.
Na guia Events, você colocará eventos em determinado objetos, por exemplo: quando você clicar no botão “Open”, abra a janela com a foto “a”. Existem variadas maneiras de você alterar os componentes, use com mais frequência o programa e descubra outras formas.
Por fim, há a guia Favorites que você poderá fazer mais uma infinidade de alterações para que seu programa fique de acordo com o seu gosto.
Messages:
Abaixo das suas linhas programadas, há uma caixa de texto chamada Message, aqui você poderá ver erros de sintaxe ou de digitação no meio do seu programa.
Enfim, com tantas opções, o Lazarus é um programa completo para você testar e aprovar, vale a pena ter uma ferramenta como esta para quem tem interesse em aprender a programar ou então para quem é da área de tecnologia.
Funcionalidade:
Com o Lazarus é possível fazer programas fantásticos de uma maneira simples e prática. Se você tiver um pouco de conhecimento sobre algoritmos, é possível fazer qualquer programa imaginável.
Por exemplo, é possível construir programas para ler códigos de barras com o Lazarus. Se você quer algo mais avançado, você pode fazer um programa executando Threads e habilitando a execução de um único programa em várias máquinas.